Mamografia Digital
A Mamografia Digital é um exame de imagem de alta resolução que permite rastrear o câncer de mama, detectando-o precocemente, ainda em estágio inicial.
O exame é recomendado para mulheres acima dos 40 anos, idade a partir da qual é recomendado incluir a mamografia no check-up anual.
Para as pacientes que têm histórico de câncer de mama na família, no entanto, pode ser necessário começar mais cedo, conforme indicação do médico. Porém, a mamografia, independentemente do tipo, não é recomendada antes dos 25 anos.
• Desconforto reduzido: muitas pacientes se perguntam se a mamografia digital dói. Sim, o exame pode causar desconforto, mas a dor é bastante reduzida em comparação com a mamografia convencional. Isso porque, na modalidade digital, o tempo de compressão para a obter a imagem é menor.
• Menos exposição à radiação: por conta da mamografia digital ser mais rápida, o tempo de exposição da paciente aos raios X também é reduzido, tornando o procedimento seguro.
• Visualização melhor: como a imagem pode ser ampliada e contrastada no computador, a visualização é facilitada, de modo que o médico pode traçar um diagnóstico mais preciso, identificando até mesmo alterações muito pequenas.
• Acompanhamento facilitado: uma vez que as imagens são armazenadas digitalmente, o acompanhamento da paciente é facilitado. O arquivo pode ser compartilhado de maneira prática com outros profissionais que acompanham a saúde da mulher, por exemplo.
• Conservação do exame: o armazenamento digital também previne que o exame seja danificado ou perdido ao longo do tempo, o que acontece com frequência quando é guardado somente no formato físico.